Collieconnection®
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como transportar seu Collie no carro

Collieconnection - Como transportar seu Collie no carro

Como transportar seu Collie no carro: o que diz a Lei

Transportar Collies com segurança e respeitando as Leis de Trânsito é uma responsabilidade dos donos, visando o bem-estar e a proteção dos animais. Na Revista Collieconnection, enfatizamos a importância de escolher os acessórios adequados, como caixas de transporte e cintos de segurança, para garantir viagens tranquilas. Evitar práticas perigosas, como transportar o Collie no banco da frente, no porta-malas ou solto no carro, é essencial para a segurança de todos. Ao seguir as orientações fornecidas, os donos podem desfrutar de viagens seguras e agradáveis ao lado de seus Collies.

Andar com seu Collie no carro pode dar multa?

Andar com o seu Collie no carro pode dar multa, se você estiver transportando o cão solto no carro.

‍De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido transportar animais soltos no interior do veículo, levando a uma infração grave e o motorista pode ser multado em R$ 195,23 e ter cinco pontos na CNH.

‍Pode ser que o seu Collie goste de colocar a cabeça para fora da janela ou sentar no banco da frente, mas o ideal é que o cachorro seja transportado de forma segura, podendo ser com cinto de segurança para cães ou uma caixa de transporte.

‍Assim você garante a segurança do seu amigo e também a sua segurança em caso de uma frenagem brusca ou um acidente de trânsito.

O que diz a lei sobre o transporte de cachorros em carros?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o transporte de animais precisa ser feito conforme os artigos abaixo:‍

  • Art. 252:  o pet precisa estar confortável na cadeirinha de cachorro para carro, na caixa transportadora ou com cinto de segurança, de preferência no banco de trás. Jamais no colo do motorista, nos seus braços ou entre as pernas.
  • Art. 169: dirigir sem prestar atenção é uma infração leve. Por isso, garanta que seu pet esteja acomodado de maneira adequada e confortável  no carro, evitando distrações ao volante. 
  • Art. 235: é proibido transportar o cachorro nas partes externas do carro, como na caçamba de uma caminhonete. Também não é permitido transportar o animal com parte do corpo para fora da janela.

‍Vale lembrar que transportar os animais na parte externa do carro ou com a cabeça para fora, além de gerar multa, pode ocasionar problemas de otite e/ou oftalmológicos, devido ao vento forte nos ouvidos e nos olhos ou até mesmo pular do carro.

Como transportar o Collie no carro?

Transportar seu Collie no carro de forma segura é essencial para garantir o bem-estar do cão e também a segurança de quem está viajando com ele no carro. E para isso ser feito de forma segura, existem várias opções que podem ser usadas, confira:

Caixa de transporte para cachorro

A caixa de transporte é o meio mais conhecido para fazer o transporte dos pets com segurança. Ela é indicada e fica mais confortável para os animais.
Vale lembrar que o modelo deve ser do tamanho apropriado do cachorro, permitindo que ele fique confortável durante a viagem.
A dica para acertar o tamanho da caixa de transporte é que o animal consiga ficar em pé, sem dificuldade e ainda consiga dar uma volta dentro da caixa.
Além disso, é necessário fixar a caixa com o cinto de segurança.

Cinto de segurança de carro para cachorro

Os cintos de segurança para cachorro são dispositivos que podem ser conectados ao cinto de segurança do seu carro.

‍Eles são um pouco mais curtos, limitando a movimentação do cão, mas, ao mesmo tempo, permite que ele faça pequenos movimentos como deitar e sentar, deixando o cachorro mais confortável durante a viagem.

‍Para garantir que o seu Collie viaje em segurança, é essencial escolher o cinto com o tamanho adequado e que se encaixe confortavelmente na coleira peitoral do cachorro.

Cadeirinha de cachorro para carros

As cadeirinhas para pets, não são opção para os Collies, já que são fabricadas para acomodar apenas cachorros de pequeno porte.

Grade para levar cachorro no carro

A grade de proteção, não oferece a mesma segurança que outros acessórios, pois deixa o cachorro solto no banco traseiro. Ela impede que o cão pule para frente ou atrapalhe o motorista, mas em caso de colisão, não evita que o cão se machuque.

O que não fazer no transporte do seu Collie?

Collieconnection - Como transportar seu Collie no carro: Oq Diz a Lei?
  • Levar o Collie solto no banco dianteiro ou traseiro – Sujeito a multa
  • Manter o vidro aberto e permitir que o Collie fique com a cabeça para fora – Sujeito a multa
  • Dirigir com o Collie no colo – Sujeito a multa
  • Levar o Collie solto na caçamba de uma caminhonete – Sujeito a multa
  • Deixar o Collie sozinho no carro – Sujeito a multa
  • Levar o Collie no porta-malas – Sujeito a multa

O que não é aconselhável no transporte do seu Collie?

Dar calmantes e outros medicamentos sem orientação de um médico veterinário – Não é aconselhável

Lembre-se que há uma lista de restrições medicamentosas para seu Collie, que precisa ser respeitada e calmantes são medicações de tarja preta, restritos na venda e uso, sem prescrição médica.
Collies têm um bom temperamento, são fáceis de treinar e habituar a andar de carro. Se o seu Collie mesmo assim fica ansioso, busque um Floral, que o ajude a lidar com a ansiedade ou cinetose- enjoo ao movimento do carro.

Viajar por mais de 1h30 sem parada – Não é uma boa prática

Nem nós humanos gostamos de viajar longas horas sem uma parada, imagina os pets, por isso, o ideal é fazer paradas com frequência para que o seu Collie estique as patas, beba água e faça as suas necessidades.


O que é recomendável para fazer uma boa viagem?

A revista Collieconnectio publicou um artigo específico para isso. Leia mais em: Os desafios de viajar com um Collie: dicas para tornar as viagens mais tranquilas e confortáveis.

Quantos cães posso transportar no carro?

Não há uma restrição específica no Código de Trânsito Brasileiro quanto ao número máximo de cães que o condutor pode carregar no veículo, ficando à critério do proprietário colocar os animais com conforto e segurança no veículo. 

Qual o valor da multa por transportar cachorro, fora das conformidades das leis de trânsito brasileiras, no carro?

  • Multa grave no valor de R$ 195,23;
  • Acréscimo de cinco pontos na CNH;
  • Retenção do veículo para transbordo.
error: Content is protected !!