Por que um Match?
Alguns perguntam para que serve um Match e o que quer dizer Match? A palavra Match tem origem em competição, mas foi e é utilizada nos Estados Unidos também para caracterizar exposições não oficializadas/homologadas pelas entidades cinófilas.
Nos Estados Unidos, os clubes especializados realizam Matches de raças chamando para julgar um criador da raça, que geralmente ainda não é juiz oficial, ou seja, não tenha a licença do AKC para julgar, embora o Match possa ser julgado por alguém que já seja juiz oficial, e já existiu Matches de exposições de todas as raças. Contudo, em sua maioria, os Matches são julgados por criadores que pretendem um dia serem juízes. Outro detalhe, hoje em dia as inscrições para os Matches são em sua maioria de cães filhotes ou ainda jovens, vai dos 4 meses aos 12, 15 meses no máximo. São geralmente cães que ainda não participaram de exposições oficiais, e que, portanto, esses matches não só servem como um treino para os filhotes que estreiam, mas também como se saber como já se comportam e para se ter uma ideia das qualidades desses filhotes que estreiam.
Entretanto, nada impede que um cão já adulto e/ou um campeão participe de um Match. É sempre muito divertido, já que os criadores levam seus filhotes/cães promissores para mostrar aos outros criadores e todos tomam conhecimento do que o outro está criando e há uma troca de ideias e visual de tipos diversos e em geral, são os próprios donos que apresentam seus cães, sem se preocuparem de entregar a um handler profissional, não que não seja possível entregar a um handler, mas também serve de chance para que alguns aprendam ou treinem apresentar seus próprios cães.
Existe um famoso Match Especializado da raça Collie que é realizado anualmente na casa (hoje um Museu) do criador de collies e famoso escritor Albert Payson Terhune que popularizou a raça Collie com suas histórias sobre a inteligência e bravura dos Collies, contadas em seus livros. Entre alguns de seus livros destaca-se “Lad o Cão Maravilhoso” que até virou filme de sucesso. Albert Payson Terhune é considerado o maior divulgador da raça Collie, sendo considerado mais ainda do que Eric Knight, que escreveu “Lassie Come Home”, um clássico da literatura que se tornou filme da Metro-Goldwyn-Mayer, que pelo seu sucesso deu origem a vários filmes de longa metragem e uma série de TV.
Esse Match que é realizado anualmente no estado de New Jersey, EUA no “Museu Albert Payson Terhune” é julgado em sua maioria por vários criadores/juízes de Collies e premia diferentes partes do corpo de um Collie e o seu todo: “Melhor Cabeça”, “Melhor Contorno”, “Melhor Movimento”, Melhor Exemplar”, etc.
Outro tipo semelhante ao “Match Show” seria o “Open Show”, muito comum na Europa, em especial no Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e parte da Irlanda) onde os “Open Shows” de todas as raças atingem números elevados de inscrições e os resultados dos vitoriosos na Raça, Grupo e Best In Show são orgulhosamente divulgados como se fossem de exposições oficiais, e isso ocorre tanto em exposições de todas a raças como nas especializadas. Eu mesmo julguei um “Open Show” de especializada na Suecia, realizada pelo Collie Clube Sueco em parceria com o Collie Clube Norueguês em 1989 e tive um total de 120 collies inscritos, quando ainda não era juiz oficial no meu país, mas os collies Lakefield já tinham um certo reconhecimento na Europa, e por isso fui convidado, embora os Lakefield já eram mais ainda conhecidos nos Estados Unidos por seguidas vitórias de meus cães nas nossas especializadas julgadas por diversos juízes criadores americanos.
Aqui no Brasil quando o Match é julgado por um criador que ainda não seja Juiz, o que é muito comum, o Clube tem que comunicar a CBKC que esse criador que não é juiz vai julgar o Match. No caso de ser um juiz oficial que vai julgar o Match, o clube tem que pedir homologação ao CBKC.
No geral o que eu posso dizer é que um Match é muito bom para incentivar a criação e darem chance dos criadores a se encontrarem, ver o que cada um está fazendo em termos de criação e a oportunidade de trocarem ideias sem estresse, estimulando a troca de aprendizado entre todos. É claro que essa troca e aprendizado também acontece nas Especializadas oficiais, mas um Match é sempre mais descontraído e muito divertido!
Fonte das fotos Sunnybank Gathering: Celebrating Sunnybank and Albert Payson Terhune
Agility Agility Brasil Agility CBKC AgilityLifestyle CAMPEONATO CARIOCA CBKC CBRC Circuito KCSP Collie Collie agitily Collieconnection Comportamento Conselho Brasileiro da Raça Collie Daniela Pereira DCRC Dicas DogShow TOP10 Esportes caninos Exposiçoes Exposição Especializada de Collie Exposições Gerais FCI FECERJ FECIRS História História dos Collies ItuSP KCFlu KCSP Lassie Latin Agility Open Match Melhor Collie Nacional do Collie Nutrição Collie Palestra Online Panamericana Rough Collie Smooth Collie Sorocaba TOP10 CBKC Vacinas Vencedores CBKC Vencedores DogShow Veterinária