Collieconnection®
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Frisbee – Esporte Canino

Frisbee - Esporte Canino - Collieconnection_Collie-Fisbee

Como é o esporte canino Frisbee ou Disc Dog?

O esporte canino Frisbee, também conhecido como Disc Dog, envolve lançar um frisbee para um cão que deve pegá-lo no ar. Este esporte é considerado uma atividade de competição, com regras oficiais e diversas categorias e estilos.

Quais são as regras?

As regras oficiais do Frisbee ou Disc Dog variam de acordo com a organização que supervisiona as competições. Geralmente, os cães são julgados com base em critérios como distância, precisão, acrobacias e velocidade.

Brincadeira ou competição? São ambas as coisas.

É comum os donos utilizarem o frisbee como uma brincadeira de “pega e trás” , mas essa brincadeira é um Esporte Canino bastante praticado nos Estados Unidos e Europa, sendo dividida em três modalidades: arremesso à curta distância ou precisão, estilo livre e longa distância e é praticado em dupla de cão e humano. 

Curta distância ou precisão

Nessa modalidade, a dupla tem 60 segundos para que o cão pegue a maior quantidade possível de discos lançados e leve-os para o seu dono.
Apenas um disco é utilizado nesse modalidade e os pontos são distribuídos de acordo com a distância de lançamento (que aqui não ultrapassa 50 metros de distância), pegadas no ar e quantidade de vezes em que o disco foi pego. 

Estilo livre ou freestyle 

Na modalidade freestyle, a dupla associa as jogadas dos frisbees à uma coreografia e à música e os participantes têm de 30 segundos a três minutos para apresentar sua performance. 
A dupla é avaliada por sua capacidade atlética e performática e pelo grau de dificuldade.  
A variedade de movimentos e a velocidade de pegadas múltiplas de discos torna esse evento bastante atrativo e divertido para o público. 

Arremesso à longa distância

Essa modalidade é disputada por quatro times e, em cada round uma equipe é eliminada até que sobrem duas que irão para a final. 

Cada competidor pode competir apenas com um cão, podendo o mesmo cão ser compartilhado por dois competidores. 
Os cães podem cruzar a linha de partida antes dos discos serem arremessados, mas não poderão parar para esperá-lo cair – se o cão retornar pro humano ou esperar pelo disco, esse arremesso é anulado. 
O objetivo é arremessar o disco na maior distância em que o cão consiga buscar. 
Essa é a única modalidade que é separada por gênero. 

Para a prática do frisbee como esporte, o cãozinho deve ter um atestado de saúde e ter mais de 1 ano de idade para que não haja prejuízo às suas articulações.

Onde ocorrem as competições de Frisbee?

As competições de Frisbee ou Disc Dog ocorrem em eventos específicos para esse esporte, como torneios e campeonatos organizados por associações caninas ou grupos especializados.

A interação Dono-Cão e as vantagens de praticarem esse esporte juntos

As vantagens para cães e donos que se envolvem neste esporte incluem a promoção do exercício físico e mental para os cães, fortalecimento do vínculo entre cão e dono, além de proporcionar diversão e entretenimento para ambos.

O Frisbee no Brasil

No Brasil, o Frisbee ou Disc Dog é uma forma de manter o condicionamento físico dos cães, mas por enquanto é visto só como uma diversão.
Quem sabe em breve comecemos a praticar esse esporte canino de forma mais competitiva e promovendo torneios. Já pensou, que legal?

E aí, já jogou frisbee para seu Collie?

Agility Agility CBKC Aniversário CAMPEONATO CARIOCA Campeão CBKC CBRC CCA Collie Collie agitily Collies em Hollywood Comportamento DCRC Dicas DogShow TOP10 Esportes caninos Exposiçoes Exposição Especializada de Collie FCI Filhotes Flyball Frisbee Geriatria IGP KCFlu Leishmaniose Match Melhor Collie Nacional do Collie Nutrição Collie O Collie Otite Palestra Online Pelagem Páscoa saude ShiningStar_CCA Tomas Rohlin TOP10 CBKC Títulos de Beleza Vacinas Vencedores CBKC Vencedores DogShow Veterinária Westminster

error: Content is protected !!