O que é o gene MDR1?
Localizado no cromossomo 14 de canídeos, o gene MDR1 ou ABCB1 é responsável pela codificação da Glicoproteína P (Pgp). A Pgp é responsável pelo transporte de diversas classes de fármacos em tecidos como intestino delgado, fígado, rins, barreira hematoencefálica, barreira testicular e placenta, limitando a absorção e promovendo a excreção destas (Chaudhary & Toninson, 1991). Por conta disso, o gene é chamado de MULTI RESISTÊNCIA A DROGAS, já que a superexpressão da Pgp provoca resistência às substâncias que transporta (Geyer et al., 2005).
Entretanto, mutações no gene MDR1 que promovem a formação de uma Pgp afuncional ou de baixa funcionalidade, levam ao acúmulo dessas drogas em tecidos como sistema nervoso central, testículos e fetos provocando sinais que variam conforme a quantidade pgp funcionante, a droga e a dose utilizada (Zhou et al., 2008). Em cães, diferentemente dos humanos, apenas uma mutação foi identificada no gene MDR1 e foi chamada de MDR1 nt 230 (del 4), a qual caracteriza-se pela formação de uma Pgp afuncional (Mealey et al., 2004).
QUAIS AS RAÇAS DE CÃES QUE SÃO PREDISPOSTAS?
Além da raça Collie, outras raças foram identificadas com altos índices de indivíduos mutantes. Entre elas estão: Pastor de Shetland, Pastor Australiano, Border Collie, Old English Sheepdog, Pastor Australiano Mini, Pastor Alemão, Pastor Suíço, SRD, Silken Windhound e o Whippet.
Fonte: Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP – Campus Botucatu – www.ldmvet.com.br